O deputado Ezequiel Ferreira de Souza está examinando vários cenários políticos que deverão servir como parâmetro para uma decisão pessoal com vistas ao pleito de 2026. Ao mesmo tempo, o parlamentar empreende caminhadas pelo interior do Estado objetivando prestar contas dos seus mandatos e também dialogar com a população sobre os problemas do Rio Grande do Norte e as soluções para resolvê-los, após serem encaminhados ao Poder Executivo. Segundo fontes próximas ao deputado, ele examina e avalia as possibilidades de uma candidatura que poderá ser de deputado federal ou até mesmo de governador do Estado.
Político experiente e bom articulador, Ezequiel construiu um legado político e de realizações importantes durante os seus mandatos e, particularmente, como presidente do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte. Ele mudou completamente o perfil da Assembleia Legislativa com ações voltadas para a população e a modernização do Poder. Isso demonstra que Ezequiel é um parlamentar comprometido com o desenvolvimento do Estado e com as causas de alcance social.
Em razão disso, pode-se dizer que Ezequiel Ferreira é hoje um político influente que deverá ser ouvido nas discussões do processo sucessório estadual, na condição de postulante a um cargo proporcional ou ao Governo do Estado. Como ele mesmo afirmou recentemente durante entrevista em Currais Novos: “Eu sou do tipo de político que não acredito que candidatura nasça em bolso de colete. Candidatura nasce no cheiro do povo.” Essa declaração reforça sua disposição em ouvir as bases e construir sua trajetória com respaldo popular, longe das decisões unilaterais de gabinete.

Tenho acompanhado várias entrevistas do deputado Ezequiel. Ele está visitando vários municípios do Rn, me parece que vsa ir candidato a dep federal não é a sua praia. Pelas suas entrevistas possivelmente deverá sair candidato ao governo do estado. Ele terá até o próximo mês para se definir.