A comissão de Constituição e Justiça do Senado da República aprovou uma mini reforma política, mesmo assim necessária e significativa. Ela acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos, a partir de 2028. A iniciativa corrige distorções e equívocos no atual sistema político brasileiro permitindo que gestores – muitas vezes incompetentes e despreparados – permaneçam no cargo sem nenhum compromisso com a população, apenas se locupletando das benesses do Poder.
O projeto determina também que mandatos eletivos sejam de 5 anos e não mais de 4. Outra mudança importante é a unificação das eleições a partir de 2034. Essa é uma decisão que precisa ser adotada para diminuir despesas enormes que se verifica na Justiça Eleitoral. E mais: senadores que atualmente têm 8 anos de mandatos passarão a cumprir 5, o que ainda é um número elevado de anos.
Governadores poderão se candidatar à recondução pela última vez em 2030 e prefeitos em 2028 desde que tenham sido eleitos para um primeiro mandato em 2024. Da mesma forma presidente da República poderá se candidatar pela última vez em 2030. É um avanço, mas é necessário uma reforma política profunda para extirpar as mazelas que existem na legislação eleitoral brasileira.

Vamos torcer que seja aprovado na íntegra. Pena que ainda vai demorar tanto tempo. 🥲